Minha História

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Anáh Locoselli

Sou uma mulher nascida no final dos anos 60. Paulistana, filha de mãe mineira, a Maria Auxiliadora, mais conhecida como Dora, Dorinha, nunca Maria. Já meu pai, é paulistano, filho de italianos, nasceu Francisco, porém era chamado de Chico, e muitas vezes de Chico Louco.

Pois é, essa dupla deu origem a três filhos, sendo eu a mais velha. Cresci, casei e também virei mãe. Tive um bebê de bochechas rosadas, agora um homem. Gabriel, dono das bochechas cor de rosa.

Virei esposa, mãe, e pouco a pouco, fui esquecendo de mim. Até que o casamento acabou, o chão sumiu e mergulhei na depressão.

Precisando me encontrar, conheci o meditar, e me agarrei com unhas e dentes. Urgia redescobrir quem era e do que gostava.

Um insight durante a meditação me levou a rever minha alimentação. Abrindo os armários fiquei chocada ao ver que a comida de casa vinha das caixinhas do mercado, congelados e serviços de delivery. Era preciso trazer alimentos naturais, folhas verdes, abobrinhas, tomates e tudo mais que a terra dá.

Para minha surpresa, eu que era avessa à cozinha, comecei a me reconhecer neste espaço. Diante da frigideira misturando ramos de tomilho, perfumava a casa e reascendia o sorriso no rosto.

Mexendo as panelas encontrei os sabores guardados na memória do Ser. O calor do fogo aquecia o ventre, enquanto eu me apaixonava pela cozinha e por mim.

Ressignificando os conflitos internos, finalmente dava adeus a tristeza que antes me preenchia.

Insatisfeita, quis saber mais. Investiguei as ciências da mente, do corpo e terapias alternativas.

Escrevi o livro, Cozinhar e Meditar: Descobrindo os Sabores da Vida, onde conto a história de uma mulher angustiada, revelando como redescobri, por meio do cozinhar, os temperos do bem viver.

No diário jamais secreto, registrei estudos, pensamentos e receitas.

Não existiam mais Marias, mas sim a Maria de cabelo escuro, olhar atravessado, com ruga no centro da testa. Que assim como eu, cansada de sofrer, pedia ajuda para encontrar o caminho de volta. De volta aos tempos em que chorava de rir. 

O inesperado se fez, passei a receber ao redor da mesa de cozinha. Mulheres descontentes.

A tristeza escondida se mostrava diante do espelho e roupas cada vez mais justas, dos pensamentos falantes que as faziam pequenas e incapazes como mãe, mulher ou profissional.

Entre legumes e verduras, medos, dúvidas e angústias são cozidos e transformados. O sabor surge no brilho dos olhos que encontram a beleza em Ser quem são.

Habitar a cozinha também é habitar o corpo. Um corpo que pede para ser visto, cuidado, amado.

Assim nasceu a Alimentação Integrativa, uma terapia para corpo e alma.

Além dos atendimentos individuais, presenciais ou on-line, mantenho uma base de receitas e aulas on-line, compartilhando com você verdadeiras delícias, te apoiando e inspirando a encontrar, através da Alimentação Integrativa, um movimento de auto apreciação e autocuidado.

"Acredito que na cozinha reside o poder de curar corpo e alma. A minha missão é promover este caminho que leva a conquista do Bem Viver."
Anáh Locoselli
😊 Posso Ajudar?