Muita gente está acostumada a comprar abobrinha italiana em suas idas à feira, habituadas com ela não tem olhos para abobrinha paulista. Alguns a veem mas acabam por deixá-la de lado pois não sabem o que fazer com ela.
Abrir os olhos para esses alimentos que você nunca botou reparo pode deixar sua mesa um tanto mais apetitosa e variada.
Variar o cardápio semanal gera um tanto de empolgação nos que sentam à mesa, que nunca sabem a surpresa que os aguardam.
Inserir a abobrinha paulista na sua lista de compras é uma dica simples que pode te ajudar a conquistar quem torcia o nariz para a abobrinha.
O que fazer com ela?
A abobrinha paulista é rica em fibras, com um menor teor de água. Um prato cheio para inventar novas comidinhas.
Com ela você pode preparar um purê. Cozinha em água e sal, amassa, ajusta o tempero e põe um bocadinho de azeite. Você já pode servir o purê assim. E também dá para ir além fazendo um escondinho um tanto menos calórico que o tradicional com mandioca.
Para montar o escondidinho você distribui metade do purê em um refratário. Prepara um recheio com ervilha torta salteada com shitake, ou faz o seu recheio predileto. Distribui sobre a primeira camada, cobre com o restante do purê e leva ao forno por uns minutinhos.
Pode cozinhar e liquidificar com um tantinho de azeite transformando-a em uma sopa cremosa, que você tempera do seu jeitinho e se quiser acrescenta uns raminhos de coentro para quem gosta dessa folhinha como eu.
Nem o arroz vai ficar com a mesma cara. Você prepara o seu arroz normalmente. Quando estiver prontinho acrescenta um tanto de abobrinha paulista raladinha. Mistura tudo deixando seu arroz coloridinho, atraente para os olhos e paladar.
Versátil demais essa abobrinha paulista, não é?
Acho que já dá para provar e levar novos sabores à sua mesa.
Beijo doce
Anah Locoselli