Com certeza você já ouviu falar sobre as transformações que a menopausa causa na mulher.
Transtornos de humor, depressão, ondas de calor, baixa libido, secura vaginal e osteoporose estão entre os desconfortos relacionados a este período da vida feminina.
A menopausa costuma acontecer por volta dos 50 anos e muitas mulheres passam a olhar para ela só na hora que acontece.
Minha experiência nesta fase festá sendo muito tranquila e diferente.
Quando fui ao ginecologista e contei que estava há 6 meses sem menstruar e achava ter entrado na menopausa, Doutor Lau me olhou desconfiado e começou a fazer várias perguntas.
Perguntou se estava tendo calores, neguei, então perguntou se andava depressiva, também neguei. Ao questionar se sentia minha vagina mais seca, contei estar super lubrificada e já economizei uma pergunta dizendo estar um tanto fogosa.
Ouvindo minhas respostas, levantou os óculos e disse: “Você não parece estar na menopausa, vamos fazer alguns exames para ter certeza.”
Fiz todos os exames e voltei para a consulta reveladora.
Doutor Lau abriu o envelope com os resultados e seguiu lendo exame por exame, enquanto eu observava sua cara intrigada.
Depois de ver todos os exames, colocou os papéis sobre a mesa e me disse que estava certa, eu realmente havia entrado na menopausa.
Então me olhou nos olhos e disse: “Não cabe nos dedos de uma mão o número de mulheres que atendi como você. Deve ser por causa do seu estilo de vida.”
Pode ter certeza de que fiquei toda cheia e aliviada por não ter os sintomas que dizem acompanhar a menopausa.
Sua fala só confirmou o quanto vale a pena cuidar do corpo como um todo.
Ficar livre dos tais sintomas comprovou que meditar, correr e cuidar da alimentação foram fundamentais para que o meu corpo respondesse de forma natural e leve a esta fase da vida.
Mais do que nunca me senti confiante para continuar a cuidar da minha alimentação e seguir estudando mais, plantando o envelhecer com saúde e vitalidade.
Nos meus estudos descobri que o tahine é rico em cálcio, zinco, magnésio e fósforo, uma fonte nutritiva e eficaz na prevenção da osteoporose, então passei a consumir no meu dia a dia.
O tahine é uma pasta feita a partir das sementes de gergelim trituradas. Você pode fazer em casa ou comprar já pronto.
Confesso que nunca tentei fazer, compro o tahine tradicional da Sésamo Real que tem um sabor delicioso, com o tom amargo na medida certa, além de ter a cor apetitosa e a textura fluida, fácil de espalhar e diluir.
Pois nem pense que mergulho uma colher de tahine na boca e como feito remédio. Faço verdadeiras delícias onde o incluo nas receitas, assim evito enjoar e nunca mais o querer ver na frente.
Quem sabe você também o queira no seu dia a dia, afinal prevenir sempre é bom!
Você pode utilizar o tahine para comer com o pão, adicionando um fio de mel fica uma delícia, na tapioca também é de se apaixonar.
Pastinhas como homus e babaganoush o tem entre os ingredientes.
Acrescentar de uma a duas colheres de tahine nas sopas além de enriquecê-las nutricionalmente, traz uma cremosidade deliciosa, o mesmo acontece com o molho de tomate.
Agora vou te dizer que os bolos ficam fofinhos e molhadinhos quando você adiciona duas colheres de tahine à massa, na hora do preparo.
Já viu quantas delícias é possível preparar com ele?
Aos poucos vou trazendo mais dicas e receitas para você se deliciar, se prevenir e cuidar do seu corpo com o tanto de amor que você merece.
Você pode contar comigo!
A minha missão é mostrar como fazer da alimentação uma grande parceira na conquista do bem estar.